23
mai
08

Vale de Ossos Secos

…e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos.” (Ez 37:1)

 

Ah, como é preciosa esta passagem do livro de Ezequiel!

 

Ezequiel era um profeta eu pertencia a família sacerdotal e quando escreveu seu livro, estava exilado na Babilônia, devido as reviravoltas internacionais da época. Uma série de guerras envolvendo os “políticos” mais influentes do período acabaram por “destruir” Jerusalém.

 

A Ezequiel coube a difícil tarefa de profetizar e anunciar as palavras do juízo divino à Jerusalém e aos demais exilados, o que causava dor e desconforto a quem ouvia. Durante os primeiros capítulos deste livro, lemos passagens simbólicas a respeito da situação, mas houve mudança…

 

Após ter sido informado pelo Senhor do fim certo que Jerusalém estava prestes a experimentar, Ezequiel passava a receber palavras consoladoras e de esperança para Jerusalém. Havia reavivamento, restauração, transformação, e é neste contexto que a viso do vale de ossos secos descrita por Ezequiel se encontra.

 

Nos dois primeiros versos do capítulo 37, lemos que ele foi conduzido a um vale repleto de ossos secos pelo próprio Espírito do Senhor e lá permaneceu por alguns dias. Muitas vezes, assim como Ezequiel,somos conduzidos a uma situação de extremo desconforto como um vale de ossos secos, mas tal experiência muitas vezes é necessária, seja por conseqüência das nossas próprias ações ou mesmo para um período de aprendizado.

 

Claro que Ezequiel não teve esta visão por conseqüência de seus atos, mas sim como um profeta, que deveria emitir uma mensagem ao povo de Deus. Contudo, podemos criar uma alegoria para relacionar esta passagem com a nossa própria vida.

 

No versículo 3,m o espírito do Senhor pergunta a Ezequiel: “Filho do homem, estes ossos poderão tornar a viver?” Vejo este questionamento como um confronto da parte de Deus ao individuo que passa por uma situação adversa. As vezes, passamos por circunstâncias que aos nossos olhos não tem solução, já estão finalizadas, como no caso de ossos secos. Um vale de ossos secos, como a própria expressão sugere, no refere a um estado de sequidão, morte, solidão, lágrimas e certamente angústia. Mas cabe a nós reconhecer a soberania de Deus, assim como Ezequiel fez respondendo a pergunta da seguinte maneira: “Ó Soberano SENHOR, só tu o sabes”.

 

A partir deste reconhecimento eu retrata esperança no Senhor, Ezequiel recebe uma ordem: “Profetize a estes ossos e diga-lhes: Ossos secos, ouçam a palavra do SENHOR! Assim diz o Soberano, o SENHOR, a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida. Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o SENHOR.” (Ez 37:4-6)

 

Aleluia!!!! Que tremendo isso!

 

Há algumas particularidades neste trecho. Tendões, carne, pele e espírito, comumente são relacionados com a ilustração dos quatro elementos descritos por Ezequiel no capítulo 1 do verso 5 o 14, mas gostaria de fazer algumas observações no sentido “natural“ referente aos tendões, carne, pele e espírito mencionados.

 

Os tendões são responsáveis por ligar um osso ao outro. São eles que de certa forma permitem que tenhamos esta estrutura regular e interligada constituída de ossos. Os tendões permitem a união. Os ossos estavam todos separados, desconexos, e com o auxílio dos tendões, eles começaram a se unir. Acredito que o tendão é a união entre o homem e Deus. Esta união é extremamente necessária par que todo o processo se inicie.

 

A carne, enquanto seres humanos, nos permite o movimento, uma vez que é através dos músculos contraindo e descontraindo nos permite movimentar. Se os seres humanos e determinados animais não tivessem carne / músculos, não seria possível movimentar. Por sua vez o movimento nos remete a deslocamento, o que torna possível um rompimento de etapas, ou seja, evolução em nosso relacionamento com Deus. Romper em fé!

 

A nossa pele é a nossa proteção. O que separa nosso interior do exterior, desta forma, através da pele, estaríamos protegidos, separados deste mundo tenebroso.

 

Finalmente, temos o espírito, que significa Deus em nós, a própria vida!

 

Prosseguindo no texto, lemos no versículo 7 que Ezequiel obedeceu a ordem e profetizou sobre os ossos. “Enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho…” (Ez 37:7) som… barulho.. o que poderia ser se não a manifesta presença de Deus naquele lugar?

 

E assim como Ezequiel profetizava, foi feito: “e os ossos se juntaram, osso com osso. Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele; mas não havia espírito neles”. (Ez 37:7-8) faltava o espírito.  Uma estrutura tinha se formado, mas não possuía vida. Muitas vezes, podemos aparentemente viver situações confortáveis, normais, felizes, mas tudo isso não passar de aparências. Sem a vida e direção do espírito, não vamos nos mover, romper, vencer…

 

A seguir ele me disse: ‘Profetize o espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: Assim diz o Soberano, o SENHOR: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro destes mortos,  para que vivam’. Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram em pé. Era um exército enorme!” (Ez 37:9 e 10). Enorme… grande… assim como o nosso Deus!

 

Ah, como isso é maravilhoso! Deus age. Ele intervem em nossa história!

 

Uma situação que aparentemente não tinha mais solução foi transformada por completo! Há esperança! Esta foi à mensagem transmitida por Ezequiel aos seus companheiros de exílio. Esta também é a mensagem de Deus para nós: Há esperança! Há esperança! Há esperança!

 

Por mais que pareça impossível, é possível!

 

Eu Creio!

Abraços!

About these ads

30 Responses to “Vale de Ossos Secos”


  1. 1 kleber
    21 julho, 2008 às 12:39 am

    Que mensagem maravilhos , e uma abordagem excelentissima
    é uma motivação para todos aqueles que pensam que não tem mais jeito
    pensam que tudo acabou , mas esta mensagem nos mostra que , quanmdo nós , confiamos no SENHOR e profetizamos no meio do vale que passamos tudo se torna possivel em nossa vida .
    Que DEUS O SENHOR te abençoe e continue te inspirando mais e mais fica com DEUS !!!

  2. 2 FERNANDO
    21 julho, 2008 às 10:26 am

    PAZ DO SENHOR SOU DA CIDADE DE JATAÍ DO ESTADO DE GOIAS OLHA SÓ GOSTEI DESSA PAGINA VOU VISITAR SEMPRE QUANDO OCORRER DUVIDAS EXELENTE PARA ESTUDOS SUPER ABRAÇO A TODOS E FIQUE NA PAZ…

  3. 25 julho, 2008 às 11:30 am

    Olá Fernando,

    Espero que você seja sempre muito abençoado.

    Volte sempre!

  4. 25 julho, 2008 às 11:32 am

    Olá Kleber,

    Pois é! É sempre bom saber que tem jeito! Afinal ao Senhor pertence a palavra final, né?!

    Abraços.

  5. 5 Anderson Fagundes
    9 agosto, 2008 às 1:55 pm

    Pastor?
    Realmente abril mais minha mente neste texto,continue assim,deixa deus te Usar…
    Abrss
    Anderson Fagundes
    Santa Catarina
    Itajai-Brasil
    (47) 8423-0914 ou 3349-9431

  6. 11 agosto, 2008 às 4:09 pm

    Olá Anderson,

    Bem, eu não sou pastor não…

    mas fico feliz em saber que você gostou da página, espero que Deus continue falando com você através destes textos.

    Abração,

  7. 28 agosto, 2008 às 8:51 pm

    Que coisa linda ser usado por Deus, q comentário lindo esse em? Que Deus continue te usando. fique na Paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

  8. 8 Josiane Ventura
    20 setembro, 2008 às 4:35 pm

    olá adorei a página, estava procurando mais sobre Ezequiel p uma pregação e Deus falou tremendamente a meu coração qdo comecei a ler esse texto… Q Deus continue te abençoando! Fique na paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

  9. 9 mirinalva
    4 novembro, 2008 às 6:57 pm

    Que a paz esteja com todos, amém?Que interpretação maravilhosa desse texto biblico, com certeza a palavra de Deus se renova a cada dia.Que o senhor Jesus autor e consumador da nossa fé continue te iluminando, dando sabedoria e entendimento da palavra para que a mesma ache pouso sempre no coração daqueles que lêem e ouvem a palavra de Deus atravez de seus lábios. Continui servo, pois a honra e a glória pertencem a Ele. um grande abraço, mirinalva,IEQ-camaçari-BA

  10. 10 EV. LEALDO LEAL
    22 novembro, 2008 às 2:27 pm

    FICO FELIZ QUE DEUS TENHA COLOCADO ESTE PENSAMENTO EM VOSSO CORAÇÃO. JÁ PREGUEI NESSA PASSAGEM ALGUMAS VEZES, MAS A ALGUM TEMPO ATRÁS DEUS ME LEVOU A UMA VISÃO TÃO PARECIDA COM ESTA, E É ISSO QUE ME DEIXA FELIZ EM SABER QUE SEMPRE NOS DÁ UMA MENSAGEM NOVA NUMA PALAVRA QUE SE RENOVA. A BELEZA DA PALAVRA DE DEUS, É QUE ELA NÃO SÓ RENOVA VIDAS, MAS SE RENOVA A CADA VEZ QUE A LEMOS, POIS TRAZ CONSIGO A EXCELÊNCIA DA MENTE DE DEUS. NÃO CONHECEMOS SUA MENTE, MAS SEUS PENSAMENTOS NOS SÃO REVELADOS. PENSAMENTOS DE PAZ E NÃO DE GURRA PARA NOS DÁ UM FUTURO QUE NÃO CONHECEMOS… ATÉ NOS SER REVELADO. SOU O EVANGELISTA LEALDO LEAL DE RUSSAS-CE. CO-PASTOR DA IG. ASS. DE DEUS.

  11. 11 valter
    2 dezembro, 2008 às 12:37 am

    olha sou um cristao sem igreja mas adorei esse site demais mesmoolha sou do parana londrina estive em santa catarina vi o arraso que as enchentes fizeram espero que cada um deles tambem acreditem assim outra noticia estarrecedora que vi um depoimento de uma mae que teve sua filha estuprado com 2 anos de idade e assassinada espero tb que ela acredite assim . e que deus vos bendiga Parabens

  12. 12 JORGE DA SILVA BASTOS
    30 dezembro, 2008 às 12:33 pm

    GOSTEI MEUITO .
    PODE ME ENVIAR UM ESTUDO SOBRE (BATISMO E SANTA CEIA.)

  13. 13 Seminarista Virgilio
    18 março, 2009 às 2:35 am

    Servimos ao DEUS do impossivel, e o que abita dentro da sua igreja que somos nois é o ESPIRITO da vida e que traz a vida..

    Abraços…

  14. 14 gladston pacheco(fortaleza)
    3 abril, 2009 às 2:26 pm

    gostei muito dessa mensagem pois ela e muito edificante e fala profundamente ao nosso coracao.devemos sempre agradecer a deus pois ele sempre nos diz que ha esperanca para aqueles que permanecem aos pes.

  15. 5 maio, 2009 às 3:54 am

    MEU NOME É J. RENATO LEAL, CONFESSO Q APRENDI MUITO COM ESTE ESTUDO MARAVILHOSO. GOSTEI NO Q DIZ RESPEITO AOS TENDÕE,CARNES,PELES E ESPIRITO DE DEUS,EZEQUIÉL SO ENTENDEU A VONTADE DE DEUS EM MEIO A SITUAÇÃO ATUAL CRITICA DE ISRAEL, QUANDO FOI TRANSPORTADO EM ESPIRITO,E PELO ESPIRITO SANTO DE DEUS Á UMA DIMENÇÃO ESPIRITUAL (UM SENARIO CRIADO PELO PRÓPRIO DEUS,MUITAS VEZES DEUS CRIA SITUAÇÕES DIFICEIS EM NOSSA VIDA, PRA PODER NOS DEMONSTRAR SEU GRANDE PODER,E SOBERANIA,E QUANDO ISSO ACONTECE EM NOSSAS VIDAS,NÃO É PRA MURMURARMOS E NOS PERTURBARMOS DESISPERADAMENTE,MAS É PORQUE ELE NOS ESCOLHEU PRA COM GRANDE PODER NOS USAR PRA MUDAR ESTE CENARIO DE MORTE EM VIDA,QUANDO NÃO NOS IMPORTAMOS COM A SITUAÇÃO,CRITICA ESPIRITUAL EM NOSSO REDOR É PORQUE SOMOS MAIS UM NO MEIO DESTE EXTENÇO VALE,MAS QUANDO NOS ENCOMODAMOS COM A FRIEZA,DESAMOR,E PRINCIPALMENTE PECADOS AO NOSSO REDOR É PORQUE DEUS NOS ECOLHEU PRA UMA GRANDE OBRA E AI DE NÓS SE NÃO OBEDECEMOS Á VOZ DE DEUS, renato””””

  16. 4 junho, 2009 às 12:09 am

    glórias a Deus!!! eu realmente estava precisando de uma interpretação desta palavra maravilhosa, Deus tocou no meu coração para que eu pesquisasse sobre este assunto, então encontrei este blog, e Deus falou profundamente através desta mensagem… que Deus continue abençoando seu ministério, fk na paz!!!

  17. 17 adriana
    5 junho, 2009 às 3:01 pm

    ñ emporta o vale que esteja,o importante é estar com o Rei dos Reis.

  18. 18 ana favara
    11 junho, 2009 às 11:27 pm

    acho que voce e muito abençoado chorei ao ler, vou orar por vc

    ana cida de soroca sp

    um grande beijo

  19. 18 junho, 2009 às 12:09 am

    como que acontese isso com os ossos

  20. 20 Lucas
    21 junho, 2009 às 8:13 pm

    mensagem maravilhosa e explicativa… uma revelação… continue an busca e Deus te abençõe!!!

  21. 21 MAYDA A. PINHEIRO
    7 julho, 2009 às 5:27 am

    OLHA ,ESSA MENSAGEM VEIO DO TRONO DO SENHOR.ESTA MENSAGEM FOI UMA BENÇAO DE DEUS PRA MINHA VIDA

  22. 22 jose rodrigo
    21 julho, 2009 às 10:01 pm

    muito bem posto esta mensagem….

  23. 23 CARLOS ALBERTO BARBOSA
    25 agosto, 2009 às 1:31 pm

    eu era um vale de ossos secos, O Espirito Do Senhor, veio sobre mim e a mão do senhor e a unção de DEUS me envoleu de tel maneira que eu estava orando em meu quarto, já era mais de meia noite quando o senhor apareceu a mim me arrebatou e eu fui voando ao lado dele e paramos nos céus de cochabamba bolivia e ele me mostrou três cousas,então sai de férias conçagrei a minha vida e fui para bolivia e Deus foi comigo confirmando muitos sinais e maravilhas gloria a DEUS. PASTOR CARLOS ALBERTO BARBOSA IG.ASS.DE DEUS. PARABÉNS PELA SUA BELA MENSAGEN 25/08/2009

  24. 24 CARLOS ALBERTO BARBOSA
    25 agosto, 2009 às 1:41 pm

    PARA BENS PELA MENSAGEM QUE DEUS TE ABENÇOE.

  25. 25 valmir Araujo
    23 outubro, 2009 às 8:43 am

    Graça e Paz do Senhor! Estou dando este depoimento com o coração aquebrantado, debaixo de uma unção, de lagrimas e gozo, que esse estudo me proporcionou; porque DEUS tem me levado a este ao “VALE DE OSSOS SECOS”, e tem me mostrado as transformações daquilo que eu pensava como maldição, mas que por ação e graça de seu poderoso ESPIRITO, EM “VALE DE BENÇÃOS”. Meu irmão que DEUS lhe use cada vez mais na interpretação de suas BENDITAS PALAVRAS; e que bençãos sem medidas sejam derramadas sobre voce e sua familia.

  26. 26 valmir Araujo
    23 outubro, 2009 às 8:50 am

    Graça e Paz do Senhor! Estou dando este depoimento com o coração quebrantado, debaixo de uma unção, de lagrimas e gozo, que esse estudo me proporcionou; porque DEUS tem me levado a este “VALE DE OSSOS SECOS”, e tem me mostrado as transformações daquilo que eu vivia e pensava. HOJE! Tenho a convicção e a certeza, que o que era maldição em minha vida, que por ação e graça de seu poderoso ESPIRITO,foi transformado em “VALE DE BENÇÃOS”. Meu irmão que DEUS lhe use cada vez mais na interpretação de suas BENDITAS PALAVRAS; e que bençãos sem medidas sejam derramadas sobre voce e sua familia.

    • 23 outubro, 2009 às 10:56 am

      Valmir,

      Paz!

      Fico feliz em saber que o Senhor tem falado contigo através deste blog! Este é o propósito!

      Lembre-se sempre que o deserto é uma fase que passamos e certamente voltaremos para as terras que emanam leite e mel!

      Que a abundante graça do Senhor seja realidade em sua vida!

      Abraços.

  27. 28 alessamdramendes
    27 outubro, 2009 às 5:12 pm

    nao tenho muitas palavra para expressar a mensagem da forma que ela falou comigo mas que deus continue lhes dando tal sabedoria de estar explanando sua ´palavra de forma tao especifica assim

  28. 29 umberto DE DEUS.stos
    8 novembro, 2009 às 5:07 pm

    esta mensagem e a resposta de DEUS a todas as expectativas humanas,a para a humanidade esperança,e E`la esta no DEUS DE ISRAEL,amem e SHALOM PARA TODOS.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


"Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados..." Hebreus 10:32
maio 2008
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: