21
set
07

Diálogos de Ontem…

“Lembrai-vos, porém, dos dias passados…” (Hb 10:32) 

A carta aos hebreus foi escrita por volta do ano 70 d.C. quando judeus convertidos estavam enfrentando uma séria crise. Havia rumores de que estes convertidos estariam retornando às praticas judaicas e que alguns estavam tentando mesclar os ensinos e doutrinas judeus com os cristãos, ou seja, este povo havia se esquecido das experiências marcantes que viveram, e estavam perdendo sua identidade cristã. Neste contexto, o autor do livro de Hebreus escreve a estas pessoas com o intuito de fazê-las lembrar das experiências passadas, da história e principalmente da supremacia de Cristo. 

Hoje, vivemos situações semelhantes aos que os hebreus estavam atravessando naqueles tempos. Podemos ver várias religiões, filosofias e ideologias surgirem a cada instante, deturpando o sentido original em que são baseadas e principalmente dispersando e manchando a identidade de um povo. Quantas novas religiões você conhece que se dizem evangélicas e que deturpam por completo os princípios cristãos? Quantas pessoas você conhece que um dia estavam cheias do Espírito Santo e que acabaram desviando por permitirem que as circunstâncias os envolvessem? 

Nossa geração, infelizmente, possui a incrível capacidade de esquecer as coisas passadas, característica que se torna ainda mais marcante na sociedade brasileira. Desta forma, temos a tendência de esquecer facilmente do que aconteceu. Vamos fazer um teste rápido? – O que sua mãe, pai, esposa(o), irmã(o), por exemplo, disse para você ontem? 

As vezes fica muito difícil responder esta questão, não é mesmo? Pois é, aí está um problema sério! Se não lembrarmos dos dias passados, corremos sério risco de cometer os mesmos erros, de minimizarmos nosso relacionamento com o Senhor, de perdemos nossa identidade, assim como os judeus hebreus. 

São as lutas do passado que nos impulsionam. Podemos contemplar o cuidado do Senhor em situações passadas e confiar em sua fidelidade. Contudo, certas situações nós devemos esquecer, como por exemplo, o pecado após arrependimento e confissão, pois até mesmo o Senhor lança no mar do esquecimento essas coisas, e nós não podemos fazer diferente. Mas das vitórias, bênçãos, graças e da comunhão com Jesus, não podemos nos esquecer jamais! 

No capítulo 11 do livro de Hebreus, vemos um forte e poderoso antídoto para situações como essa. Lembrar das vitórias passadas. Este capítulo é comumente conhecido como a “Galeria da Fé”, onde o autor do livro relata a história e testemunho de perseverança de muitos personagens do passado. Abel, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Josué e outros foram citados nesta carta com o objetivo de resgatar a identidade destas pessoas, trazer a memória a história deles mesmos, que em algum momento foi esquecida. 

Certa vez ouvi uma pregação do Pr. Marco Feliciano que justificava o domínio e força dos Estados Unidos pelo patriotismo que a população americana possui. Patriotismo que provem da série de vitórias em batalhas e pela grande quantidade de super-heróis que eles possuem, mas como o próprio pastor completou, o povo cristão deve então ser muito mais poderoso, porque nenhum outro povo possui tantos heróis quanto o povo cristão, e principalmente, nenhum possui O Herói dos heróis, Jesus Cristo. 

“E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.” Hb 11:32-34. Temos muito o que recordar. 

No relato da sexta-feira 31 de agosto, Ana Paula do Diante do Trono, registra em seu blog a seguinte passagem: “A Europa é História, é uma viagem no tempo, é relembrar as pessoas e os acontecimentos do passado. Isso vem a calhar com o que Deus tem falado ao meu coração nos últimos tempos. Nós, no Brasil, não temos muito costume de registrar, de honrar, de ler sobre o passado, de imortalizar a História. Creio que podemos melhorar isso. Lá mesmo em Lagoinha, estamos comemorando o Jubileu de 50 anos. Temos feito alguns esforços para relembrar e registrar a história, honrar os que semearam as bênçãos que colhemos hoje. Mas creio que podemos fazer muito mais. 

Fiquei maravilhada com o Museu das Armas. Apesar de ser um lugar triste, pois fala de guerras o tempo todo, pude entender um pouco melhor o patriotismo que os franceses, os alemães, os povos guerreiros em geral têm. Nós no Brasil temos a virtude de não termos muitas guerras em nossa história. Mas, por outro lado, isso nos deixou um pouco desapegados, sem o orgulho que estes povos carregam quanto à sua terra natal.” isso vai justamente de encontro com os registros do livro de Hebreus! 

Existe uma necessidade nesses dias de lembrarmos do passado, da nossa história, da nossa identidade… 

Que lembremos então da nossa história, do nosso povo, dos nossos heróis, das suas vitórias, dos acontecimentos, das promessas, das bênçãos, dos exemplos, dos nossos familiares, das conversas, dos pensamentos, dos diálogos de ontem, e assim resistir a tentação de desistir e que prossigamos para o alvo, guardando nossa fé e confiando plenamente nas promessas, pois quem as fez é suficientemente fiel para cumpri-las.

Abraços.


0 Responses to “Diálogos de Ontem…”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


"Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados..." Hebreus 10:32
setembro 2007
D S T Q Q S S
    out »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Categorias


%d blogueiros gostam disto: