19
out
07

Perseverança

untitled.png

“se projetas alguma coisa, e ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos”. Jó 22:28

logo.PNGMuitas vezes somos tentados a desistir dos nossos valores, projetos, conquistas e principalmente dos sonhos de Deus para nossa vida. Ao lermos a história de Jó, que mesmo passando por tudo o que já sabemos (doenças, miséria, desprezo, sofrimento, etc.), não desistiu e optou por não abrir mão do Senhor e prosseguir com Ele, independente das circunstâncias, temos um belo exemplo de conduta e perseverança.

Mesmo depois de ler várias vezes este livro, ainda fico admirado ao ver a perseverança deste homem que mesmo questionando a situação que passava, permaneceu com o Senhor, confiando em seu cuidado e zelo por sua vida. Hoje é muito comum ter Jó como exemplo de paciência, principalmente pelo que ele ouviu de seus amigos, mas tenho Jó como exemplo de força, e principalmente perseverança. Acredito que se passe por muito menos  do que ele passou, não teria suportado. Glória a Deus por este exemplo.

O mais citado exemplo bíblico de perseverança é Abraão, que passou um longo período de tempo aguardando o cumprimento das promessas do Senhor. Acredito que o exemplo de Abraão é mais próximo de nossas atitudes (enquanto ser humano), pois depois de receber a promessa que seria pai de muitas nações (Gn 12:2 e 13:16), tentou “encurtar o caminho”  tendo um filho com a serva de Sara, a Agar. Prosseguindo na história, vemos que não era este os planos do Senhor para Abraão (Gn 17:16, 19, 21), acredito inclusive que a passagem em Gn 17:1 é um “puxão de orelha” que o Senhor deu em Abraão.

A promessa do Senhor de fazer a descendência de Abraão prospera e incontável, implicaria em um início de no mínimo um filho, mas havia ali uma enorme dificuldade, uma vez que Sara era estéril (Gn 11:30), mas Deus não se limita as circunstâncias naturais. Podemos crer em suas promessas, por mais que pareçam impossíveis como no caso de Abraão. Não precisamos encurtar o caminho! Mas tenho que admitir que é isso é muito mais fácil na “teoria” do que na prática… (Ajuda-nos Senhor!)

Outro grande exemplo bíblico de perseverança é José, que após ter revelações em sonhos (Gn 37:5-9), passou por situações adversas, sendo inclusive jogado em uma cova por seus próprios irmãos (Gn 37:24) e depois foi vendido como escravo a mercadores (Gn 37:28). Neste instante, vemos que a situação não estava nada favorável a José. Ele poderia pensar que todos os seus sonhos não passaram de bobagens e ilusões, mas não foi o que aconteceu. Durante todo o momento de adversidade que José estava vivendo, o Senhor era com ele (Gn 39:2, 21), e com perseverança, José alcançou as promessas reveladas por sonho a ele (Gn 42:6).

Abraham Lincoln, é outro exemplo de perseverança, onde mesmo após perder diversas eleições para cargos políticos nos Estados Unidos, perseverou e prosseguiu sua jornada até que em 1861 foi eleito presidente da república americana, sob comentários maldosos e zombaria de muitos que pautando nas situações passadas, não acreditavam em sua capacidade e vitória, mas ao contrário, ele perseverou e acreditou que seria possível. Ele tomou a decisão de não acreditar no passado e sim olhar para o futuro.

Martin Luther King, também pode ser citado nesta lista, pois foi crendo em seu grande sonho que deu início a grande conquista da igualdade entre os cidadãos americanos sendo eles negros ou não.

Acredito que o exemplo mais contemporâneo e marcante de perseverança fica por conta de Gabriele Andersen-Scheiss (foto), a maratonista suíça que marcou a história dos jogos olímpicos de Los Angeles em 1984, não por ser a primeira colocada, ou quebrar recordes em sua categoria, mas  sim por não desistir, não se entregar e perseverar em busca do seu objetivo. Aos 39 anos, e coberta por uma desidratação e cansaço, Gabriele recusou auxílio médico e água, no final do trajeto, pois nesta época, qualquer ajuda desta maneira desclassificaria o atleta, e devido a sua idade, ela sabia que não teria outra oportunidade para competir em jogos olímpicos, então optou por não receber atendimento médico e até mesmo água durante a prova e prosseguiu cambaleando, toda torta até alcançar seu objetivo. Isso sim é perseverança!

Desejo alcançar os planos e sonhos de Deus para minha vida, mas muitas vezes sou levado a encurtar o caminho como fez Abraão, enterro as promessas de Deus nas covas que sou lançado, me canso de tentar, aceito ajuda e me deixo desclassificar da minha prova. Ah Senhor, ajuda-me… faz-me perseverar assim como Jó, José, enche-me da convicção de Abraão, da persistência de Abraham Lincoln, da confiança em Seus sonhos como Martin Luther King, dá-me a força e perseverança de Gabriele Andersen-Scheiss, pois o meu desejo é estar ao Seu lado sempre!

Abraços


4 Responses to “Perseverança”


  1. 1 everton
    31 outubro, 2007 às 9:42 pm

    mundo xiqui essas mensagens !!!!!!!!!!!valeuuuuuuuuu

  2. 2 nathan
    3 abril, 2008 às 11:41 pm

    Esse página é sensacional!
    Nos moltiva muito a lutarmos mesmo quando pensamos que não há mais força dentro de nós!!
    parabéns!!!sucesso!!

  3. 22 junho, 2008 às 7:54 pm

    ——-\\\\|/———
    ——(@@)——-
    -ooO–(_)–Ooo-
    Olá estava navegando pela net fazendo uma pesquisa e achei a sua página, meus parabéns a sua página está muito informativa e espero que através dela muitas pessoas aflitas leiem a msg acima e aceite Jesus Cristo. Também desejo que o Sr. Jesus Cristo possa continuar lhe abençoando e te iluminando.
    Desejos sucessos para vc e que vc tenha uma boa semana.
    Um abraço,
    Jorge Cerqueira
    http://www.jmaratona.blogspot.com

  4. 27 junho, 2008 às 1:15 pm

    Amém Jorge!

    Valeu pela força!

    Minha intenção relamente é utilizar este espaço para tornar o nome de Jesus conhecido e para que as pessoas saibam que Ele é acessível, presente e fiel!

    Que o Senhor te abençoe sempre!

    Abraços


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


"Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados..." Hebreus 10:32
outubro 2007
D S T Q Q S S
« set   nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Categorias


%d blogueiros gostam disto: