07
dez
07

Transformando Suor em Ouro

bernardinho.png

logo.PNGO livro conta a trajetória do ex-jogador e atual treinador da seleção brasileira masculina de vôlei, além de suas estratégias para alcançar um caminho de grandes vitórias, sem deixar de apresentar também as dificuldades, desacertos e derrotas, afinal não existe apenas vitórias e acertos na vida de uma pessoa, mesmo que ela tenha sucesso e notoriedade em seu meio, como é o caso do treinador Bernardinho.

Da sua carreira como levantador na década de 80, que segundo ele foi medíocre por não desempenhar bem a função que ocupava, até as grande seqüência de vitórias que conquistou nos últimos tempos, vemos um árduo trabalho e a mesma vontade de vencer, independente da função que ocupava.

Adquirindo toda a disciplina que o esporte exige, Bernardinho seguiu sua careira como jogador, aprendendo e aproveitando ao máximo das oportunidades que surgiam para ele, por exemplo, quando estava no banco de reservas, foi aprendendo com os seus treinadores tudo o que podia, o que o ajudaria mais tarde em sua segunda carreira; além disso, trouxe para o esporte e principalmente para a gestão das equipes que trabalhou como treinador, os conceitos e teorias estudados na faculdade de economia que cursou, enquanto se desdobrava entre os treinos e os estudos.

Acredito que conseguir transpor os conceitos e teorias da economia para a gestão das equipes que trabalhava, foi um dos passos fundamentais para alcançar a posição que ocupa hoje, e principalmente conseguir compartilhar com outros administradores e empresários, suas estratégias e até mesmo suas próprias teorias; como a roda a excelência, que mais tarde sofreria alterações e passaria a ter uma nova escala de valores; em suas palestras.

O trabalho em equipe, e principalmente saber alocar corretamente cada recurso disponível, compactuam para otimização de qualquer trabalho, em qualquer área. Em uma equipe esportiva e em uma carreira pessoal, não seria diferente. Desta forma, Bernardinho possui uma equipe que trabalha nos junto a ele desenvolvendo, mesurando e qualificando todas as informações necessárias para que ele tome as decisões necessárias, tanto em quadra, como em sua própria vida. Na verdade, esta equipe funciona como uma espécie de mola propulsora tanto para o grupo em que se está desenvolvendo este trabalho, como na carreira do treinador.

De qualquer forma, não podemos descartar a perseverança e a grande vontade de vencer e aprender que o “personagem” Bernardinho possui, o tornando um workholic de marca maior. 

A leitura é leve, agradável e envolvente por tratar de um assunto que de certa forma envolve todos nós brasileiros.

Abraços


0 Responses to “Transformando Suor em Ouro”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


"Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados..." Hebreus 10:32
dezembro 2007
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Categorias


%d blogueiros gostam disto: