22
fev
08

O Chamado de Abraão

chamado-de-abraao.png

logo.PNGNo capítulo 12 do livro de Gênesis, lemos um dos diversos relatos da intervenção de Deus na história do homem. Ali, conhecemos a história de Abrão, que mais tarde teria seu nome trocado para Abraão, e recebeu um chamado para ir a uma nova terra:

Então o Senhor disse a Abrão: ‘Saia da sua terá, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei‘” (Gn 12:1).

Este chamado à Abrão significava o início de algo completamente desconhecido. Acredito que Abrão possuía uma vida estável, tinha uma família estruturada (…seus parentes), provavelmente possuía bens (…sua terra), e no momento em que ele recebeu este chamado, teve que decidir entre o conhecido e o novo, entre permanecer em sua terra com seus parentes, ou tender o chamado de um Deus até então desconhecido e peregrinar em busca de um terra também desconhecida.

No versículo 4 lemos que Abrão atendeu prontamente este chamado. Sua decisão estaria então, completamente fundamentada em fé, uma vez que naturalmente falando, não possuía garantia alguma das promessas que ouviu.

Após chamá-lo, Deus lhe fez a seguinte promessa:

Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem e por meio de você, todos os povos da terra serão abençoados” (Gn 12:2, 3).

Desta passagem, podemos extrair sete elementos, que veremos a seguir com maiores detalhes.

Farei de você um grande povo..” (Gn 12:2)

Esta é uma promessa que foi reafirmada diversas vezes a Abrão (Gn 12:7; 13:16; 15:5; 17:4; 18:18; 22:17; 26:4 entre outras). Um grande povo, referencia a grandeza do Deus que Abrão passaria a servir, diz também sobre separação dos demais povos, um povo escolhido e separado para Ele, por isso a necessidade de sair da terra que Abrão permanecera até então. Desta forma, algo novo começava.

… o abençoarei.” (Gn 12:2)

A bênção de Deus a Abrão e seu povo significa a proteção e provisão necessárias aos separados por Ele. Bênção diz respeito a soberania divina daquele que tem o controle de todas as situações, e é capaz de intervir na história e circunstâncias em favor do seu povo.

Tornarei famoso o seu nome…” (Gn 12:2)

Acredito que tornar o nome de Abrão conhecido é conseqüência direta da bênção do Senhor. A partir do momento que somos abençoados, nos tornamos testemunho vivo da ação de Deus. Não nos tornamos melhores que os outros, mas sim, objetos da ação de Deus, que contraria o natural / normal, o que conseqüentemente atrai a atenção e até mesmo a curiosidade dos outros

….você será um bênção” (Gn 12:2)

A atração das pessoas, proporciona sermos bênção as outras pessoas, replicando a bênção recebida pelo Senhor. Um dos principais motivos de sermos abençoados é par que possamos abençoar, é para sermos verdadeiros instrumentos de Deus na terra.

Abençoarei os que o abençoarem…” (Gn 12:3)

Enxergo muito em este ponto, como o que acontece com o eco. A mesma coisa que é dita, é retribuída com a mesma intensidade, porém em maior quantidade. Isso também é proteção do Senhor, e reflete o seu cuidado conosco.

… amaldiçoarei os que o amaldiçoarem.” (Gn 12:3)

Isso é o oposto do item anterior, e não poderia ser diferente. Imagine uma estrada de mão dupla com sentidos opostos. Se percorrendo uma direção chegamos em um determinado local, seguindo a direção contrária chegamos no destino oposto ao primeiro, não tem outra saída se abençoamos, somos abençoados, se amaldiçoamos, somos amaldiçoados.

… por meio de você todos os povos da terra serão abençoados.” (Gn 12:3)

Em Gênesis 1:28, lemos a bênção de Deus sobre a humanidade, ali representada por Adão e Eva, neste sentido, esta bênção estava sendo restaurada por meio de Abrão e sua descendência, uma vez que Adão e Eva optaram pelo pecado.

Estes são os sete elementos de uma promessa que também está sobre nossa vida hoje, conforme afirma Pedro em sua pregação no templo após o Pentecostes: “E vocês são herdeiros dos profetas e da aliança que Deus fez com seus antepassados. Ele disse a  Abraão: ‘ Por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados’ ” (At 3:25) e também Paulo, em sua carta enviada às igrejas da Galácia: “Prevendo a Escritura que Deus justificaria os gentios pela fé, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: ‘ Por meio de você todas as nações serão abençoadas’. Assim, os que são da fé são abençoados junto cm Abraão, homem de fé” (Gl 3:8).

Desta forma, já somos abençoados para abençoarmos toda a terra, levando o evangelho e as boas novas de Cristo.

Eu desejo a bênção de Deus e também desejo abençoar, a começar por você que lê este texto.

Deus te abençoe sempre!

Abraços!


1 Response to “O Chamado de Abraão”


  1. 1 SANDRO
    21 agosto, 2009 às 1:38 pm

    MEU NOME E SANDRO LIMA, SOU EVANGELICO, CRENTE SALVO EM CRISTO JESUS, SOU LIDER DE UM GRUPO DE JOVENS, DO PROJETO MINHA CASA E UMA IGREJA, POJETO DE NOSSA IGREJA, AQUI EM QUATRO BOCAS, E ESTAVO A PROCURA DE UM TEMA PRO MEU GRUPO, E ESSE TEXTO ME EXPIROU, E ME FEZ CRESCER ESPIRITUALMENTE, EM SABER AS PROMESAS DE DEUS, SÃO INFALIVEIS,
    QUE DEUS EM CRISTO VÓS ABENCOE.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


"Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados..." Hebreus 10:32
fevereiro 2008
D S T Q Q S S
« jan   mar »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829  

Categorias


%d blogueiros gostam disto: