29
fev
08

A Queda do Homem

rebeliao.png

logo.PNGHá um ditado que diz: “Ninguém pode colher sem semear”, assim é, em todas as esferas de atividades: salários, prêmios, promoções, espiritualmente, seja onde for. Paulo ao escrever aos gálatas, diz: “Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição, mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna” (Gálatas 6:8).

Uma ordenação, implica em atividade, qualquer indecisão em obedecer evidencia falta de fé e sabedoria. Devemos estar em prontidão, atentos, vigiando às ordens de Deus, para que assim como os discípulos, cumpramos prontamente o que Deus nos ordena (E os discípulos fizeram como Jesus lhe ordenara – Mateus 26:16).

Pela desobediência, o homem rompeu os laços que o prendiam ao seu criador. Para voltar a Ele, é importante aceitá-lo e servi-lo, “Porque, como pela obediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos” (Romanos 5:19).

Podemos visualizar este acontecimento como a seguinte metáfora: “Você imagina um luxuoso navio transatlântico que se encontra em alto mar e só o seu comandante sabe que está prestes a afundar; ele decide então falar no sistema de comunicação interna que os passageiros da terceira classe podem usufruir de todos os benefícios concedidos à primeira classe. Todos achariam que esse comandante é espetacular, demais, ou muito legal, um cara que está preocupado com a igualdade de todos. Infelizmente, não sabem que toda aquela liberdade oferecida é uma ilusão ante às cenas vindouras de pavor e morte.”

O mundo é dirigido por um regente que o conduz de um modo ilusório, oferecendo uma liberdade que leva os seus súditos à morte, e morte eterna. Todas as coisas são permitidas: prazer, euforia,  e tudo que satisfaça e dê a sensação de liberdade total. Não existe espaço para limites ou para a disciplina, que são vistos como falta de liberdade ou, até mesmo, como repressão. Mas este mundo vai de mal a pior e, a cada dia aumenta mais a violência e a degradação moral, intelectual e social provocada pelo exercício de liberdades tirânicas que escravizam a consciência dos mais legítimos ideais de liberdade, instituindo no lugar destes o caos, a desordem e a morte.

A liberdade que Jesus oferece é limitada pelo amor, fazendo com que haja a percepção de que o limite do  direito de um está relacionado ao começa do direito de outro. A disciplina apresenta-se como mantenedora da liberdade, visando a educação na justiça e a harmonia das liberdades individuais. A aplicação dessa liberdade não é descartável, uma vez que seu gozo é eterno e infinito, ultrapassando os limites da existência física e adentrando as moradas do Reino Eterno.

As leis, não são para punir, mas para prevenir. Para que andemos bem e sejamos felizes, foi por falta deste entendimento, que Eva foi enganada e induzida ao pecado:

Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis.Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.” (Gênesis 2:16 e 17; e 3:1-6).

O inimigo incorporado na cobra, persuadiu Eva, convencendo-a que a rebelião, caracterizada pelo ato de comer do fruto da árvore da vida, seria um meio inteligível e inofensivo de preservar os interesses dela, assim, ele cumpriu mais uma vez seu propósito (O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância  -João 10:10) afastando o homem de Deus.

Conforme percebemos no versículo 3 do capítulo 3 de Gênesis, Eva faz um acréscimo às palavras de Deus (nem toque nele…), influenciada pela serpente, levando a uma distorção da ordem dada pelo Senhor.

Como mencionado por Watchman Nee no livro “Autoridade Espiritual” *, percebemos a queda do homem, ocorrida com este acontecimento, como resultado de desobediência. Além de desobedecer à Deus, Eva também desobedeceu a Adão tomando uma decisão e não se sujeitando ao seu marido (Vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor.Colossenses 3:18) autoridade delegada por Deus a ela.

Antes de Adão e Eva comerem o fruto proibido, o que era certo e errado para eles estava na mão de Deus” (NEE 2005*), assim não era necessário preocupar entre o que é certo e errado, mas apenas, se preocupar em obedecer, então o bem concedido por Deus, seria uma conseqüência natural.

Ao instituir o “não poder” comer do fruto da arvora da vida, Deus nos concedeu a opção de não segui-lo, pára que se cumpra a promessa do livre-arbítrio.

Devemos obedecer a Cristo, sempre, em tudo o que Ele nos ordena, para que assim, se cumpra  que há de melhor para nós.

Abraços

* NEE, Watchaman.  Autoridade Espiritual. 2ª ed. São Paulo: Vida, 2005. 191 p.


0 Responses to “A Queda do Homem”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


"Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados..." Hebreus 10:32
fevereiro 2008
D S T Q Q S S
« jan   mar »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829  

Categorias


%d blogueiros gostam disto: