04
abr
08

Amigos de Deus

amigos-de-deus.png

logo.PNGJá vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos…” Jo 15:15

Amigo, segundo o dicionário pode ser definido como 1. Que tem gosto por alguma coisa; apreciador. 2. Aliado, concorde. 3. Caro, complacente, dileto, favorável. 4. Dedicado, afeiçoado. 5. Indivíduo unido a outro por amizade. 6. Colega, companheiro. 7. Amador. 8. Amante, amásio. 9. Defensor, protetor. 10. Partidário, simpatizante. 11. Aliado.

Pela quantidade de definições, percebemos que a palavra amigo e repleta de significados e certamente alcançar todos eles em um relacionamento não deve ser nada fácil! Imagina ser amigo de uma pessoa até o ponto de defende-la, protege-la ou dedicar-se a ela por completo. Isso certamente não é nada fácil não é mesmo?

Agora imagine como é ser amigo de Deus. Não temos como fugir dos significados apresentados acima, em nosso relacionamento com Ele. Acredito que o desejo de Deus em sua relação conosco, é realmente que nos unamos a ele por amizade. Mas como fazer para que o nosso relacionamento chegue a este ponto?

Só é possível conhecer uma pessoa convivendo com ela. A partir de então, passamos a entendê-la, conhecer seus gostos, suas opiniões e suas vontades. E quanto mais o tempo passa e a amizade cresce, mais íntimos ficamos dessa pessoa. O amigo de verdade nos conhece mesmo quando estamos calados, sem dizer uma palavra sequer. Passamos a contar os nossos segredos, até mesmo os mais secretos! Com Deus não é diferente. A partir do momento em que passamos a nos relacionar com Ele, começamos a conhecê-lo, e a aumentar nossa intimidade.

Moisés é um ótimo exemplo de amigo de Deus. No capítulo 33 versículo 11 do livro de Êxodo, lemos: “O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo.”, Moisés possuía uma intimidade tamanha com Deus que somente ele conseguiu ver uma pequena parte de dEle (Ex 33:23). Ele agradava a Deus (“Eu te conheço pelo nome e de você tenho me agradado” Ex 33:12) e seu desejo era permanecer com o Senhor (“Se não fores conosco, não nos envies.” Ex 33:15), desta forma concluímos que Moisés também se agradava do Senhor e aí sim, encontramos um relacionamento verdadeiro entre amigos.

Abraão também foi chamado de amigo de Deus (Is 41:8 2; Cr 20:7) pela sua obediência (Leia o texto “O Chamado de Abraão”). Até mesmo Judas, foi chamado de amigo por Jesus, na hora em que seria traído (“Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam.” Mt 26:50). Jesus deseja intensamente ser nosso amigo, ter nossa intimidade, compartilhar conosco toda a nossa vida. Se ser amigo de Deus parece ser muito difícil para alguém, podemos ler o versículo 14 do capítulo 25 do livro de Salmos e perceber que ele corresponderá a nossa iniciativa de conhece-lo.

Muitas vezes, criamos inúmeras barreiras para nos achegarmos a Ele, mas ele mesmo não impõe nenhum obstáculo. Podemos pensar que serão nossos rituais religiosos, que o fará se agradar de nós, mas não é este o Seu desejo: “Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.” (Os 6:6). Deus quer ser conhecido por nós!! Ele quer que nos deleitemos em sua preciosa graça.

Como anda nosso relacionamento com Deus? Será que somo apenas conhecidos e não amigos? Será que um dia o conhecemos, mas acabamos nos afastando? Será que somos apenas amigos de fachada? Será que somos amigos interesseiros, que o buscamos apenas em troca de algo?

Deus deseja ser nosso amigo verdadeiro, e que nós possamos responder a este desejo com toda nossa intensidade.

Abraços

intimidade.png


3 Responses to “Amigos de Deus”


  1. 12 março, 2009 às 7:37 am

    QUANDO A IGREJA DE CRISTO FOR ARREBATADA AOS CÉUS LEVARÁ CONSIGO AS MULHERES GRÁVIDAS, BEBÊS E CRIANCINHAS? VEJA O SITE http://WWW.JW-MEDIA.ORG. OBRIGADO

  2. 2 eunice
    5 novembro, 2009 às 3:19 am

    Que o senhor te abencoe…e te de a graca e uncao para continuar nos abencoando com testos tao ricos como este. Fui edificado por este texto graca e paz.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


"Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados..." Hebreus 10:32
abril 2008
D S T Q Q S S
« mar   maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Categorias


%d blogueiros gostam disto: