13
set
08

Dons e Ministérios

“Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros”. (Rm 12:4,5)

Dom é um atributo especial que recebemos apenas pela graça do Senhor, não é algo que temos por mérito ou recompensa. Recebemos os dons com o propósito de edificar a Igreja (os que estão a nossa volta). Não devemos cometer o erro de se importar apenas com o nosso caráter e/ou apenas com os dons, pois os dois têm sua função e importância. Temos que busca o equilíbrio.

Podemos classificar os dons da seguinte forma: Dons do saber (palavra de sabedoria; palavra de ciência; e discernimento de espíritos); Dons de fazer (fé; cura; e operação de milagres) e Dons de falar (profecia; línguas; e interpretação).

Não podemos deixar de destacar que Paulo em I Coríntios 14:1-3, nos orienta a buscar com zelo pelos dons do Espírito, principalmente o de profetizar que edifica um maior número de pessoas pela sua característica de “transmitir” a mensagem do Espírito para a Igreja, cumprindo mais fácil e rapidamente a “função” de edificar o Corpo de Cristo.

Ministério significa servir, sendo, na minha opinião, primeiramente a Deus, depois a Igreja (corpo de Cristo), e também ao mundo através do nosso testemunho. Não podemos confundir um ministério com um título dado as pessoas, pois um ministério é um serviço/função, já um título é algo pessoal.

De acordo com as escrituras percebemos que os ministérios têm a função de estabelecer o conhecimento de Cristo, unidade da fé, aperfeiçoamento dos santos e edificação do Corpo de Cristo. Conforme descrito em Efésios, percebemos que são cinco principais ministérios: Apóstolo (edificação das bases de igrejas); Pastor (cuida das ovelhas); Profeta (um canal de revelação de Deus para a igreja, apontando uma direção); Mestre (ensina a igreja) e Evangelista (propagação do Reino).

Através dos nossos dons e ministério Deus nos usa como seus cooperadores e supre nossas necessidades em relação ao recursos espirituais, para que possamos cumprir as tarefas por Ele designadas, edificando a Igreja e propagando seu Reino.

“Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” (I Pe 4:10).

Abraços


1 Response to “Dons e Ministérios”


  1. 13 setembro, 2008 às 3:24 am

    Graças a Deus ainda temos Irmaos que entendem isto, pois o que vemos de confusão com relação a este assunto…
    Graça e Paz..


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


"Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados..." Hebreus 10:32
setembro 2008
D S T Q Q S S
« ago   out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Categorias


%d blogueiros gostam disto: